Histórico da Escola

                                                         História da Escola

        A Escola Nossa Senhora de Lourdes surgiu com a finalidade de atender aos princípios estabelecidos pela LDB de Diretrizes e bases da Educação Nacional, ministrando o Ensino fundamental e Médio, observando a legislação vigente para cada caso.
        Fundamentalmente, objetiva oportunizar aos educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de auto-realização, preparando-os para a inserção social de forma consciente ao exercício da cidadania.
        Assegurar aos alunos o respeito ás diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla frente ao processo Ensino-aprendizaguem numa interação constante e dinâmica em busca da construção do conhecimento e assimilação de valores importantes para seu desenvolvimento
         Enfim, desenvolver o espírito critico proporcionando condições de formação do educando de acordo com as possibilidades da realidade escolar, prezar pela inclusão de todos os educando no processo educacional,  assegurando a participação efetiva de todos os segmentos na gestão democráticas e administrativa.Dessa forma, resguardar os objetivos e especificidade de cada instância da gestão democrática, assim como defender os direitos individuais e coletivos, contra qualquer forma de discriminação e a principal filosofia da escola Nossa Senhora de Lourdes


                                                           Patrono

Olímpio João Pissinatti Guerra nasceu em Mogi Mirim, no estado de São Paulo em 17 de Maio de 1921, seu pai, Basílio Pissinatti e sua mãe, Francisca Guerra eram agricultores descendentes de Italianos,
         Casou em São Paulo. Mudou-se para o Paraná em 1959, herdando do seu pai a profissão.
         Em 1971, aventurou-se para Sinop, gostando do lugar e, em 29 de agosto de 1972 buscou a sua família e a partir de então, passou a residir definitivamente em Sinop.
        João Pissinatti Guerra veio de uma família constituída por nove irmãos, sendo o terceiro do mesmo, porém, com espírito aventureiro.
       Trouxe para Sinop experiência de vida em comunidade, considerando presidente da comunidade onde morava no distrito de sete Ilhas no Paraná.
       Pioneiro em Sinop foi o primeiro presidente da comunidade Santo Antonio.
Instalou-se na área industrial, com uma indústria de beneficiamento de arroz, onde fundou a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, sendo o patrono da mesma, inaugurando-a em 14 de Outubro de 1984.
       Homem publico, porem, não era político, só atuava na sociedade com muito empenho por se muito religioso.
        Veio a falecer em 12 de Novembro de 1986, período em que estava sendo construída a Escola Nossa Senhora de Lourdes, obra da qual foram pioneiro em idealiza-lá, bem como fundá-la
        Foi homenagiada com a dita obra que enriquecer o setor industrial de Sinop.
A escola foi inaugurada em 1987, com a presença da esposa de Olimpio João Pissinatti Guerra, e Adelaide Barbieri Pissinatti, que cortou a fita de inauguração da escola.
       Adelaide Barbieri Pissinatti (01/06/1922-14/03/1991) foi eterna companheira de Olimpio João Pissinatti Guerra, um dos maiores desbravadores da cidade de Sinop, que teve sonhos concretizados embora já  não estivesse mais presente, através de sua fidelíssima esposa.